17 de jun. de 2013

REFORÇO ESCOLAR - Laboratório Proinfo


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Reforço Escolar - 2013

A educação contemporânea demanda reflexões sobre as novas finalidades educacionais que se apresentam como desafios às práticas docentes. Considerando as mudanças no cotidiano e inserção de novos mediadores no ambiente educacional, a introdução da tecnologia da informação e comunicação na escola acentua tais desafios e desestabiliza os paradigmas consolidados sobre o que é ensinar e aprender. Compreendendo que o uso pedagógico da tecnologia norteia a prática dos professores, é indiscutível pensar a atual realidade educacional sem o uso do computador.
Para tanto, a proposta do reforço escolar em nossa escola, elencou o computador como um dos mediadores que visam favorecer o alcance dos objetivos do processo de alfabetização. As atividades desenvolvidas objetivam reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos ministrados em sala de aula, buscando a consolidação das competências e habilidades referentes ao processo ensino-aprendizagem, mediada pelo uso das novas tecnologias da informação.
O reforço no laboratório acontecerá em horários permanentes e serão ministradas pela professora Jaquelina. Acontecerá semanalmente em módulos de 40 minutos hora/aula para o 2º e 3º anos e de 30 minutos hora/aula para o 1º ano. Neste contexto, é importante que a professora regente se atente aos horários, se organize e planeje as atividades para sala de modo a não subtrair dos alunos do reforço, situações relevantes aos demais conteúdos.

Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
07:40 – 08:20
Rosilene
07:40 – 08:20
Clerislena
13:00 - 13:30
Maju
08:30 – 09:10
Joelma
08:30 – 09:10
Shirlene
13:40 - 14:10
Thamires
09:40 – 10:20
Malu
09:40 – 10:20
Denise
15:10 - 15:40
Jane
O planejamento das atividades será elaborado pela professora Jaquelina, juntamente com a especialista em educação e a professora regente, levando em consideração as competências e habilidades de cada ano, nível de desenvolvimento individual e interação digital dos alunos participantes. Para que as atividades de reforço alcancem os objetivos esperados, é necessário uma avaliação diagnóstica dos possíveis alunos em defasagem de aprendizagem realizada pela professora regente e averiguada de forma consciente e sistêmica pela especialista em educação.
A avaliação individual dos alunos em relação as atividades do reforço, acontecerá semanalmente, ao término de cada atividade e posteriormente acompanhada pela equipe responsável.
Pará de Minas, março de 2013
Jaquelina Amaro

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