-->
Reforço
Escolar - 2013
A
educação contemporânea demanda reflexões sobre as novas
finalidades educacionais que se apresentam como desafios às práticas
docentes. Considerando as mudanças no cotidiano e inserção de
novos mediadores no ambiente educacional, a introdução da
tecnologia da informação e comunicação na escola acentua tais
desafios e desestabiliza os paradigmas consolidados sobre o que é
ensinar e aprender. Compreendendo que o uso pedagógico da tecnologia
norteia a prática dos professores, é indiscutível pensar a atual
realidade educacional sem o uso do computador.
Para
tanto, a proposta do reforço escolar em nossa escola, elencou o
computador como um dos mediadores que visam favorecer o alcance dos
objetivos do processo de alfabetização. As atividades desenvolvidas
objetivam reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos
ministrados em sala de aula, buscando a consolidação das
competências e habilidades referentes ao processo
ensino-aprendizagem, mediada pelo uso das novas tecnologias da
informação.
O
reforço no laboratório acontecerá em horários permanentes e serão
ministradas pela professora Jaquelina. Acontecerá semanalmente em
módulos de 40 minutos hora/aula para o 2º e 3º anos e de 30
minutos hora/aula para o 1º ano. Neste contexto, é importante que a
professora regente se atente aos horários, se organize e planeje as
atividades para sala de modo a não subtrair dos alunos do reforço,
situações relevantes aos demais conteúdos.
Terça-feira
|
Quarta-feira
|
Quinta-feira
|
|||
07:40
– 08:20
|
Rosilene
|
07:40
– 08:20
|
Clerislena
|
13:00
- 13:30
|
Maju
|
08:30
– 09:10
|
Joelma
|
08:30
– 09:10
|
Shirlene
|
13:40
- 14:10
|
Thamires
|
09:40
– 10:20
|
Malu
|
09:40
– 10:20
|
Denise
|
15:10
- 15:40
|
Jane
|
O
planejamento das atividades será elaborado pela professora
Jaquelina, juntamente com a especialista em educação e a professora
regente, levando em consideração as competências e habilidades de
cada ano, nível de desenvolvimento individual e interação digital
dos alunos participantes. Para que as atividades de reforço alcancem
os objetivos esperados, é necessário uma avaliação diagnóstica
dos possíveis alunos em defasagem de aprendizagem realizada pela
professora regente e averiguada de forma consciente e sistêmica pela
especialista em educação.
A
avaliação individual dos alunos em relação as atividades do
reforço, acontecerá semanalmente, ao término de cada atividade e
posteriormente acompanhada pela equipe responsável.
Pará
de Minas, março de 2013
Jaquelina
Amaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.