25 de out. de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA POESIA - Professora Clerislena

Poesia – Os Olhos dos Gatos (Elias José)

"Projeto Minas em Destaque Elias José"

Atividades realizadas pelos alunos do 3º ano
Professora Clerislena / Ano 2013

Sequência didática em Poesias

Objetivos

*Incluir nossos alunos na cultura do nosso Estado, promovendo e estimulando o hábito da leitura através das obras de Elias José.
 *Desenvolver nos alunos a competência linguística sobre o gênero poesia, bem como, recuperar o prazer da leitura poética, a degustação de palavras combinadas, a viagem na fantasia das imagens, dos grandes sonhos e de grandes invenções.

Apresentação da proposta

Discutir com os alunos sobre as atividades que serão desenvolvidas: no laboratório PROINFO, em sala de aula, com a ajuda da família, etc.

1ª Atividade - Conhecimento prévio dos alunos.

Conversa informal para sensibilizar e preparar os alunos para o trabalho.
De forma dialogada perguntar aos alunos se conhecem o poeta Elias José e suas poesias.
  1. Vocês conhecem Elias José?
  2. Já leram alguns de suas poesias?
  3. Vocês gostam de poesias? Por quê?
  4. O que são estrofes? E versos?
  5. O que são rimas?
  6. Já declamaram alguma poesia? Qual?

2ª Atividade – Contato inicial com o gênero poesia.

Distribuir a poesia – Os Olhos dos Gatos de Elias José aos alunos:
  • Cada aluno recebe cópia da poesia.
  • Solicitar aos alunos a realização de uma leitura silenciosa.
  • Realizar a leitura em voz alta.
  • Explorar o significado de palavras novas.
  • Explorar a estrutura da poesia.

3ª Atividade – Ampliando o conhecimento sobre gatos.
  • Levar os alunos ao laboratório de informática para que assistam a apresentação do Microsoft Office PowerPoint: Gatos – Arquivo.PPT

  • Jogo da memória: gatos www.muitosjogosdemeninas.com.br
4ª Atividade – Conhecendo dados geográficos sobre a cidade de Santa Cruz da Prata.
  • Cada aluno deverá fazer as anotações no caderno de Geografia e fazer as colagens de acordo com os itens mencionados.
  • Algumas colagens serão feitas em sala de aula e outras em casa. A família irá auxiliar a criança a encontrar as gravuras.
Geografia / Projeto Minas em Destaque – Elias José

Terra natal de Elias José – Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia - MG.
  • Bandeira
  • População: 3.200 habitantes aproximadamente
  • Localização: região sudoeste brasileira, a 435 km de Belo horizonte (capital de Minas Gerais).
  • Economia: Está baseada na agropecuária: produção do café, da cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão e laranja. A pecuária se destaca na criação do gado leiteiro. A produção industrial se baseia na indústria têxtil, que presta serviços como bordados e estampagem às grandes indústrias de fiação.
  • Relevo: é predominante acidentado, sendo 40% ondulado e 40% montanhoso. Somente, cerca de 20% apresenta-se plano.
  • Clima: é o tropical. A temperatura varia entre a máxima de 31º e a mínima de 13º, tendo uma média de 27°C.
  • Vegetação: predomina o cerrado.
  • Hidrografia: os principais recursos hídricos são: rio Canoas, riacho das canoas, córregos do Barro Preto, da Vargem, do Bebedouro, do Ipiranga e ribeirão da Onça.
  • Solo: predomina o Latossolo vermelho e amarelo, com textura média argilosa.

5ª Atividade – Conhecendo um pouco da História de Santa Cruz da Prata.
  • Cada aluno deverá fazer as anotações no caderno de História e fazer as colagens de acordo com os itens mencionados.

História / Projeto Minas em Destaque – Elias José

História de Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia - MG.
  • Origem do nome: Santa Cruz – devido à população religiosa.
da Prata – porque o Rio Prata era de águas claras como prata.
  • Ano de fundação: 27/12/1948 – 64 anos
  • Em 09/04/1949 os perímetros urbanos e rurais do distrito foram estabelecidos pela lei municipal nº 25.
  • Em 05/06/1949 o distrito é anunciado a todos (imprensa, população, estado e nação) em sessão solene. Ainda em formação, constava de 250 casas e aproximadamente 600 habitantes, poucos prédios e duas escolas primárias. Atualmente, o distrito possui por volta de 1.500 moradias e conta com uma população aproximada de 3.200 habitantes.
  • Festas típicas da cidade
  • Encontro de carreiros
  • Queima do alho
  • Trilha de motos
6ª Atividade – Digitação da poesia.
  • Levar os alunos ao laboratório de informática e entregar a eles um verso da poesia – Os Olhos dos Gatos – para que possam digitá-lo.
  • Quebra-cabeça: gatos (WWW.cubinhoskids.com.br).

7ª Atividade – Ampliando conhecimentos sobre a raça de gato (Felis silvestris catus)
  • Cada aluno deverá fazer as anotações no caderno de Ciências e fazer as colagens de acordo com os itens mencionados.
  • As colagens serão feitas em casa. A família irá auxiliar a criança a encontrar as gravuras.
Ciências / Projeto Minas em Destaque

Poesia de Elias José – Os olhos dos gatos

Existem aproximadamente 200 espécies de gatos. Vamos aprender um pouco sobre a espécie mais conhecida em nossa região.

O GATO (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, urbano ou doméstico, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Os gatos, como caçadores, alimentam-se de leite, lagartixas, passarinhos e ratos. Os gatos podem viver até 20 anos, pesam de 3 a 15 kg. A fêmea pode gerar até 8 filhotes. Os gatos possuem resistência à luz solar, por isso dormem durante o dia e passeiam a noite, quando a visão fica ótima. As principais doenças transmitidas pelos gatos, através das fezes, saliva ou pelos, são:
  • Alergias
  • Toxoplasmose
  • Dermatomicose ou “Tinha”
  • Sarna Sarcóptica
  • Esporotricose
  • Toxocariose
  • Ancilostomíase
Os gatos também ficam doentes. Veja algumas doenças mais frequentes em gatos.
  • Coriza felina – constipação dos gatos.
  • Panleucopénia felina – depressão profunda e debilitação física
  • Peritonite Infecciosa Felina (PIF) – diarréia, debilidade física e morte.
  • Tinha e fungos – micose que se manifesta pela perda de peso.
  • Otite – infecção dos ouvidos
  • FeLV – leucemia felina.
  • Fiv – imunodeficiência felina.
  • Doença do sistema urinário – acumulação de cálculos de estruvite.
  • Insuficiência renal – mau funcionamento dos rins.
8ª Atividade – Ilustração do poesia – Os Olhos dos Gatos.
  • Levar os alunos para o laboratório de informática onde cada um deles irá ilustrar o verso digitado na aula anterior. Arquivo.kolourPaint

9ª Atividade – Dobradura do gato
  • Fazer junto com os alunos a dobradura, pedir a eles que pintem e enfeitem com papéis coloridos
Artes
  • Fazer a dobradura do gato. Depois colorir e enfeitá-lo com papéis coloridos. Cole-o na folha que você recebeu e faça um cenário bem bonito.
10ª Atividade – Leitura e interpretação.
  • Levar os alunos para a sala de informática onde cada um deles irá ler o poema e fazer a interpretação do mesmo.
Português / Literatura Infantil

OS OLHOS DOS GATOS

Elias José

À noite,
no escuro da noite,
todos os gatos são pardos.

Gatos brancos, pintados,
dourados, azuis ou vermelhos
ficam pardos à noite.

Mas os olhos dos gatos
são vaga-lumes, faróis,
estrelas e sóis.

À noite,
os olhos dos gatos
iluminam os muros
e os porões.

Viram feitiços
e assombrações.

Com as barrigas vazias
os gatos jogam mais luz nos olhos.
e em leves
e breves passadas,
descobrem os caminhos
e todos os buracos
e todas as tocas dos ratos.

1 – Este texto é:
a. ( ) um bilhete.
b. ( ) um convite.
c. ( ) uma poesia.
d. ( ) um anúncio.

2 – O título do texto é:
a. ( ) Os olhos do gato.
b. ( ) Os olhos dos gatos.
c. ( ) O olho dos gatos.
d. ( ) O olho do gato.

3 – Este texto possui:
a. ( ) 6 estrofes e 22 versos.
b. ( ) 22 estrofes e 6 versos.
c. ( ) 7 estrofes e 23 versos.
d. ( ) 23 estrofes e 7 versos.

4 – Leia o trecho.

Este parágrafo quer dizer que os gatos são:
a. ( ) pintados.
b. ( ) brilhantes.
c. ( ) bonitos.
d. ( ) escuros.

5 – Os olhos dos gatos são vaga-lumes, faróis, estrelas e sóis. Isso quer dizer que os olhos dos gatos são:
a. ( ) escuros.
b. ( ) claros.
c. ( ) brilhantes.
d. ( ) grandes.

11ª Atividade – Trabalhando com tabelas e gráficos.
  • Cada aluno deverá realizar as atividades no caderno de Matemática.

Matemática

1 – Observe a tabela e depois responda.

O custo da dedicação
Preço do Animal

Consulta Veterinária

Vacinas

Higiene

Acessórios
Gato 150 reais
150 reais
90 reais
30 reais
10 reais
  1. Quanto uma pessoa pagará se comprar dois gatos?
  2. O gatinho de Maria ficou doente. Ela precisou levá-lo ao veterinário e ele tomou uma vacina. Quanto Maria pagou?
  1. Rita levou seu gatinho ao Pet Shop para tosar o pelo e colocar um acessório. Quanto ela pagou?
  1. Quem gastou mais com o seu gatinho, Maria ou Rita? Quanto a mais?
  1. Quanto as duas gastaram juntas?

2 – Observe o gráfico.

Gatos

Marque um x na resposta certa.

a) A criança que possui o maior número de gatos é:
( ) Fernanda.
( ) Pedro.
( ) Renata.
( ) Daniela.

b) Rogério e Elton tem juntos:
( ) 5 gatos.
( ) 3 gatos.
( ) 4 gatos.
( ) 6 gatos.

c) As crianças que tem a mesma quantidade de gatos são:
( ) Elton e Pedro.
( ) Renata e Daniele.
( ) Fernanda e Renata.
( ) Daniela e Fernanda.

d) Renata tem a mais que Rogério:
( ) 1 gato.
( ) 4 gatos.
( ) 3 gatos.
( ) 5 gatos.

12ª Atividade – Criação individual de poesias
  • Os alunos devem, nesse momento, escrever um poema de outra parte do gato.
Produção de texto: Agora é sua vez de criar uma poesia. Lembre-se da estrutura de uma poesia, do título, dos parágrafos, do uso das letras maiúsculas e dos sinais de pontuação.

As Patas dos gatos

Pela manhã
na claridade do dia
todos os gatos são diferentes.

Gatos pretos, rajados,
brancos, beges ou marrons
ficam lindos pela manhã.

Mas as patas dos gatos
são fofas, peludas,
pequenas e delicadas.

Pela manhã,
as patas dos gatos
andam pelas ruas e praças.

Com as patas limpas
os gatos ficam elegantes
e quando saem para passear
com seus donos
todos ficam admirados!

Aluna Daniele Aparecida Pereira Batista

13ª Atividade – Leitura das poesias criadas pelos alunos.
  • Nesta aula o professor distribuirá as poesias corrigidas. O professor deve dar um tempo para que os alunos leiam suas poesias em voz baixa e individualmente e decidam o melhor meio de fazer a leitura para o grupo. Inicia-se a leitura. Após as leituras, os alunos podem comentar sobre as poesias. É muito importante uma discussão ao final dessa aula para que os alunos possam ter dos próprios colegas, um retorno de suas produções.
14ª Atividade – Momento de reflexão.
  • Levar os alunos ao laboratório de informática para que assistam a aos vídeos das músicas “Atirei o pau no gato” e “Não atire o pão no gato”. Arquivo.VLC
  • Jogo – Cuide do gato: Pet Grooming (WWW.clicjogos.com.br)
Educação Religiosa
  • Vídeos : Atirei o pau no gato / Não atire o pau no gato
  • Refletindo...
  • Você acha que quem atirou o pau no gato agiu corretamente? Por quê?
  • Como você acha que o gatinho se sentiu ao receber uma paulada?
  • O que você acha das pessoas que maltratam os animais?
Em sala de aula.
  • Recorte e cole gravuras que mostram como devemos agir com os animais.
15ª Atividade – Convite para o encerramento do projeto
  • Entregar aos alunos a folha com o contorno do gatinho (dobrado) para que eles possam recortá-lo e fazer a arte.
16ª – Exposição dos trabalhos. 
(Atividade desenvolvida com o apoio da família)
  • Gatinhos confeccionados com sucata
  • O gatinho escolhido pela comissão da escola.
17ª Atividade – Apresentações (26/04/2013)
Alunos do 3º ano – 2013

01 – Ana Júlia Rodrigues de Vasconcelos
02 – Ana Luíza da Silva Ferreira
03 – Anthony Felipe Evangelista
04 – Bruna Melgaço dos Santos
05 – Dandara Duarte Soares
06 – Daniele Aparecida Pereira Batista
07 – Emilly Resende de Sousa
08 – Gabriela Paulino Silva
09 – Gabriel Cunha de Morais Andrade
10 – Gabriel Trindade Freire
11 – Geovana Silva Moura
12 – Gustavo Henrique Martins Xavier
13 – Hugo Augusto Vilela
14 – Ian Paulo Veloso
15 – Isabela Carolina da Silva Abreu
16 – Isabelle Cristine Faria Lima
17 – Isac Sousa Rocha
18 – Isaías Aparecido Silva Marques
19 – Janaína Meira dos Santos
20 – Jéssica Vitória de Souza Maia
21 – José Marcos Lopes Alves
22 – Kaio César dos Santos Souza
23 – Kelly Cristina Santos da Silva
24 – Maria Eduarda Cristina de Paula
25 – Maria Fernanda Gonçalves de Faria
26 – Pedro Henrique Gomes Manaia
27 – Pedro Henrique Lopes dos Santos
28 – Pedro Leonardo Alves da Silva
29 – Rafaela Scarlett do Santos
30 – Taynara Garcia Reis
31 – Victor Hugo Silva Ferreira
32 – Victor Sotero Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.