MATEMÁTICA DIVERTIDA
: BRINCANDO COM AMARELINHA
Nesta semana (11/09/2013) minha
turma do 2º período da escola Mercinha, abordamos a unidade de
estudo BRINCADEIRAS ANTIGAS.
Fizemos uma pesquisa para descobrir as brincadeiras realizadas pelos familiares.
Fizemos uma pesquisa para descobrir as brincadeiras realizadas pelos familiares.
Uma das brincadeiras que
mais apareceram, foi AMARELINHA.
A partir da entrevista fizemos um
trabalho pedagógico muito enriquecedor,pois há vários objetivos
dentro da proposta, tais como: noções espaciais, organização
do esquema corporal das crianças, contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, avaliação
de distância, avaliação de força, localização espacial,
percepção espacial e discriminação visual.
As crianças fizeram
em grupo, as casas da amarelinha,ilustrando as quantidades e
escrevendo os numerais.(usei EVA,quadrado de 30 cm).
Depois fomos para
o pátio, montamos a amarelinha e discutimos as regras. Um de cada vez
pulou e os outros eram os fiscais observando o cumprimento das regras
e torcendo.
No dia seguinte
realizamos a atividade escrita onde eles escreveram a sequência dos
numerais e alguns desafios.
Exemplos: Quais o numerais são maiores que 5?
Os que são menores?
Se estou na casa 6
quantas casa faltam para chegar ao 10? Etc...
As crianças adoraram!
E eu mais ainda, por ver os objetivos propostos alcançados!
(Relato da professora Sirlene)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.