27 de fev. de 2012

"FILOSOFIA DA ESCOLA" - Bandeira e uniforme


 


O uniforme e a bandeira da escola foram apresentados e aprovados pelos professores, funcionários e pais de alunos.



Justificativa para aprovação: 
Características:
Segundo a filosofia da escola, alicerçada nos 7 Saberes Necessários a Educação do Futuro, que busca uma formação humana voltada para aquisição de habilidades e competências como: “aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a conhecer”, constituem aprendizagens indispensáveis que devem ser perseguidas de forma permanente pela política educacional de nossa escola, definimos o uniforme e bandeira com símbolos representando a proposta pedagógica da escola:
As cores: verde, azul, ocre: Seguindo as cores da atual administração municipal e do nosso prédio . Sendo que as cores representam a alegria, o objetivo principal de todo ato pedagógico, que se não podem ser felizes em tempo integral, que as sejam no espaço escolar. Que seguem o lema: transparência e honestidade.
  • Crianças brincando, socializando através dos jogos e brincadeiras que proporcionam troca de experiências em suas relações intra e inter pessoais. Meninos fazendo bolinhas de sabão com os números e a menina malabarismo com as letras. O desenho no uniforme e na bandeira define o eixo central das atividades pedagógicas, o lúdico. Através dele permite-se a expressão de sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. O brincar e o jogar estabelecem e amplia as relações sociais, e as crianças vão aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista diferentes dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  • A Educação Matemática na nossa escola representada pelo menino define a educação para o conhecimento em superação à educação para ao aprender a fazer, pois se compromete com a formação de sujeitos autônomos que valorizam as relações de solidariedade em oposição ao individualismo. Sujeitos portando conscientes da importância das trocas com o outro para o crescimento pessoal e para a possibilidade de modificar não só a si mesmo, mas a própria realidade : sujeitos que verdadeiramente agem, cooperam e transformam.
  • Alfabetização: O ato de ensinar, o processo desloca-se para o ato de aprender por meio da construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como um agente e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado". Para isso toda atividade de ensino deve ser prazerosa. A menina brinca com as letras, fazendo malabarismo, porque em todo o tempo escolar ela estará inserida no universo da escrita e sua apropriação se fará de forma lúdica.
  • A reta com as cores representam transdisciplinaridade vinculada ao currículo integrado. Desejamos assim, criar novos objetos de conhecimento para fazer dele algo “efetivo” que permita continuar aprendendo e converta incessantemente, em novas atividades pedagógicas, proporcionando uma aventura social e intelectual, procurando efetivá-las através dos projetos de trabalho.

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