Introdução: A chegada de um circo na cidade alegra a todos principalmente as crianças devido à magia, encantamentos e divertidas risadas, provocadas por seus palhaços, mágicos, animais treinados e demais integrantes do circo.
Tendo a escola como finalidade primordial a formação humana e cultural dos educados e sendo responsável por ampliar as visões dos mesmos das diversas áreas do conhecimento, nota-se a importância de criar situações que promovam esta formação.
Assim, nesta perspectiva, apoiando-se na magia do circo, é nosso desejo unir a esta magia a historia do artista Benjamim de Oliveira, palhaço, ator, autor e compositor, nascido em Para de Minas em 1870 que fugiu com o circo ainda bem jovem, denotando assim sua irreverência e ousadia.
Com base nas pesquisas realizas sobre a vida do artista, nota-se a possibilidade de criar situações em que a troca de informações ocorra entre a interação de educandos, educadores, família e pessoas em geral, que com forma de experiências distintas podem produzir ou transformar o saber individual em saber coletivo e produtivo, favorecendo a construção sócio-cultural dos educados.
Pensando nisso, aí entra o papel fundamental da escola, no ensino dos conhecimentos históricos e sócios da sociedade. Queremos com esse projeto resgatar a cultura paraminense enfocando a vida e irreverência do 1º palhaço negro do Brasil o artista Benjamin de Oliveira.
Justificativa: visando uma melhor compreensão das crianças em relação ao universo sócio-cultural circense e estabelecendo um paralelo com a vida do artista Benjamim de Oliveira vê-se a necessidade de contextualizaras atividades propiciando que a aprendizagem esteja associada ao prazer, à iniciativa, à participação, à criatividade, à formação de valores e consciência da função de transformação, contribuindo assim para a formação de crianças investigativas, curiosas, questionadoras, capazes de descobrir o mundo que as rodeiam, registrando e expondo suas observações como resultado de seu trabalho.
Nesta perspectiva é importante considerar a função social da escrita e a necessidade de se trabalhar com os vários suportes da leitura, evidenciando gêneros textuais em que a escrita se faz presente, objetivando a inserção das crianças nesse mundo letrado.
Assim o projeto visa um trabalho com textos (histórias, poesias, músicas) que serão apresentados dentro de vários gêneros textuais que servirão como fonte para a elaboração do jornal da Mercinha, que será um dos pontos culminantes do projeto.
Objetivos:
Gerais:
Valorizar o artista Benjamim de Oliveira, divulgando os aspectos relevantes da história do artista nascido em Pará de Minas.
Específicos:
Despertar o interesse da criança pelo teatro-circo.
Apropriar da história de Benjamim de Oliveira.
Valorizar a cultura de Pará de Minas.
Identificar o circo como espaço de lazer, diversão, fantasia, alegria, descobrindo a magia do circo.
Estimular a criatividade, a iniciativa, a participação, atenção, imaginação e raciocínio.
Reconhecer e valorizar os profissionais do circo.
Trabalhar a consciência negra.
Incentivar o gosto pela leitura, reconhecendo-a como fonte de informação, prazer e conhecimento.
Compreender e identificar o uso da escrita em diferentes gêneros textuais e uso da mesma.
Proporcionar momentos de lazer “educativos”.
Favorecer a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento: o projeto será desenvolvido pelas educadoras da educação infantil e do ensino fundamental com o apoio da bibliotecária que iniciará o projeto com a biografia do autor, a história do circo, poesias e músicas relacionadas ao tema em questão.
A bibliotecária desenvolverá os textos valendo-se dos vários recursos de contação de histórias e as educadoras farão o registro das aulas utilizando suporte o de escrita que acharem mais adequado, observando a especificidade de cada texto.
Após pesquisas selecionamos histórias, poesias, músicas que serão trabalhadas objetivando a integração da história do artista Benjamim de Oliveira com o mundo do circo.
Etapas do desenvolvimento:Para todas as turmas serão contadas:
Biografia do artista Benjamim de Oliveira – educadora Maria Marcelina
A historia do circo – educadora Cândida
História – O nariz e o palhaço – educadora Vânia
Poesia – educadora Rosilene
Poesia – educadora Elizeth
Poesia – educadora Maria Lúcia
Música – O palhaçinho Pimpão – educadora Maria do Carmo
Música – O palhaçinho atrapalhado – educadora Elidia
Música – O circo da alegria – educadora Maria das Graças
Música – O palhaço – educadora Silvânia
Música – O circo da alegria – educadora Sirlene
Música – O circo chegou – educadora Tânia
Serão desenvolvidos trabalhos de artes, produções escritas pelos alunos abordando o tema em estudo, explorando nas atividades propostas os conteúdos curriculares estabelecidos para a educação infantil e ensino fundamental, visando atingir os objetivos de forma interdisciplinar.
Avaliação: a avaliação será feita de forma processual e contínua durante todo o desenvolvimento do projeto observando o envolvimento, participação, interesse, capacidade de criatividade, atenção e raciocínio das crianças mediante a atividade proposta.
Culminância: será realizada no dia 28/04/2009 com:
Exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos;
Apresentação teatral;
Dramatização musical.
(FOTOS DA APRESENTAÇÃO)
Conclusão: com o desenvolvimento do projeto as crianças demonstraram interesse, participação e envolvimento nas atividades propostas pelas educadoras, apresentando apropriação de vários aspectos da vida de Benjamin de Oliveira e valorização da nossa cultura.
Tânia Valeriano Chaves Leite
Especialista em Educação
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